Quase 600 exames de vista realizados |
Lourdes, Neide e Lúcia Eiras |
A jornada contou com apoio do CIC Feitiço da Vila, gerenciado por Lúcia Eiras, pelo projeto Visão, Saúde e Cidadania coordenado por Lourdes Oliveira, UBS local e outros parceiros.
Mais de 580 pessoas passaram pelos exames de vista, pressão arterial, orientação óptica e dentistas (Sorridents). Foram realizados também testes de HIVm Papanicolau, vacinação e orientação nutricional. Várias palestras foram realizadas com temas importantes, tais como: dengue, conjuntivite, hanseníase, tuberculose, planejamento familiar, hepatite, gripe suina e saúde bucal.
Por sua vez, o CIC Feitiço da Vila trabalhou na emissão de segundas-vias de documentos e diversas orientações
Conheça a Liga Solidária
A Liga Solidária é uma organização social sem fins lucrativos, criada há 87 anos por D. Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, e um grupo de senhoras católicas.
Inicialmente, este grupo tinha o objetivo de se dedicar aos problemas que diretamente interessavam à criança, à juventude e à mulher.
Atualmente, a Liga Solidária desenvolve programas sociais de educação e cidadania para crianças, jovens e adultos que residem em áreas de alta vulnerabilidade social.
São 3.400 pessoas beneficiadas por dia e diretamente, e cerca de 13.600 pessoas indiretamente.
ABRANGÊNCIA
De todo o atendimento social realizado pela Liga, 92% é desenvolvido no Complexo Educacional Educandário Dom Duarte (EDD), localizado no Jardim Educandário.
O Jardim Educandário é um dos 27 bairros do distrito Raposo Tavares, situado na periferia da zona oeste do município de São Paulo. O distrito Raposo Tavares tem 96.584 habitantes, dos quais 15 mil estão distribuídos nas regiões de alta e muito alta vulnerabilidade (5, 6)1.
A Liga desenvolve ações sociais em mais 3 bairros de São Paulo: Saúde, Ipiranga e Pinheiros..
1 Conforme descrição do nível de vulnerabilidade medida pelo Índice Paulista deVulnerabilidade Social da Fundação SEADE, 2004
TRABALHO DESENVOLVIDO
A Liga Solidária desenvolve um trabalho que nasce da crença de que a educação é, por excelência, o meio de construção e de expressão da verdadeira cidadania, com programas sociais de educação e cidadania para crianças, jovens e adultos em situação de risco social. Seu projeto educacional é voltado para a construção gradual do conhecimento e preparo para o trabalho, em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais, com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Atendimento social
A Liga Solidária realiza atendimento social, em: 8 CEIs (Centros de Educação Infantil), 5 Abrigos e 8 Programas Socioeducativos.